Antoni Bonet i Castellana
Antoni Bonet i Castellana foi um arquiteto espanhol da Catalunha, designer e urbanista. Ele começou sua carreira com Josep Lluís Sert e Josep Torres Clavé. Ele era um membro do GATCPAC. Em 1936 ele se junta ao ateliê de Le Corbusier em Paris.
A BKF chair, também chamada de Butterfly Chair, é um dos ícones que representam um pouco do trabalho apresentado por Antonio Bonet para o mercado. Criada em 1938 pelo designer em conjunto com outros profissionais (os artistas Ferrari-Hardoy e J. Kurchan), a mobília foi desenhada especialmente para o ateliê parisiense de Le Corbusier. Seu visual totalmente diferente do que era feito na época se transformou rapidamente como símbolo incontestável de modernidade.
Arne Jacobsen
Arne Jacobsen se consagrou como arquiteto e designer dinamarquês e ainda permanece vivo, através do tempo, com peças que se mantêm atuais no século XXI.
Autor de grandes clássicos como Poltrona Egg entre tantos outros, já foi pedreiro antes de chegar ao sucesso como arquiteto e designer.
Estes aspetos do processo de design, portanto, nunca foram a base dos seus desenhos, embora existam fortes indicações de que as limitações apresentadas pelas propriedades de materiais deram a Jacobsen uma estrutura produtiva e trouxeram uma certa calma para a inquietude criativa.
Charles Eames
Charles Eames foi bastante influenciado pelo arquitecto finlandês Eliel Saarinen, cujo filho Eero, também arquitecto, viria a ser seu sócio e amigo. Em 1941, e em parceria com Eero Saarinen, desenhou mobiliário para a competição “Organic Design in Home Furnishings”
Eames são pioneiros na utilização de inúmeras técnicas, como a fibra de vidro, cadeiras em resina plástica, e as cadeiras em malha de metal concebidas para o fabricante de equipamento de escritório
Em atividade ao longo de mais de quatro décadas (1943-88) na Washington Boulevard em Venice na Clifórnia, o gabinete de Charles e Ray Eames, acolheu na sua equipa vários designers notáveis, como Henry Beer, Richard Foy, Don Albinson, Deborah Sussman, Harry Bertoia e Gregory Ain.
Eero Aarnio
Eero Aarnio (helsinquia,1932), é um designer finlandês, pioneiro na utilização do plástico na indústria do desenho, marcou os anos 60 com o seu mobiliário vanguardista. Em 1957, finalizou os seus estudos no Instituto de Artes Industriais de Helsínquia, e em 1962 abriu o seu gabinete de design industrial e de interiores.
Trabalhou com materiais tradicionais e modernos, e foi também neste período que Aarnio começou a utilizar os plásticos, as cores vivas e as formas orgânicas, desafiando o design tradicional e convencional.
Criou as banquetas Mushroom em 1962. Os móveis mais conhecidos criados a partir destes estudos são: a cadeira Ball (1962)
Eero Saarinen
Um dos arquitetos mais famosos de seu tempo, Eero Saarinen foi também um dos mais controversos. O filho do internacionalmente famoso arquiteto Eliel Saarinen, foi amplamente reconhecido como um dos líderes da segunda geração de modernistas que ganhou destaque após a Segunda Guerra Mundial. Enquanto ajuda a avançar o foco dos seus antecessores a retirar forma arquitetônica das novas tecnologias de construção, Saarinen procurou expandir o vocabulário do modernismo para além do que ele chamou de “desprezível ABC”. Ele também se mudou para muito longe de composições simples, abstratos em favor de efeitos visuais exuberantes e referências históricas.
Em 1937, iniciou um sociedade com Charles Eames, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis vanguardistas.
Desenhou vários móveis para a Knoll com grande sucesso, entre eles, a colecção Womb (1947-1948) e a colecção Pedestal, com a famosa cadeira Tulipa (1955-1956).
Eileen Gray
Eileen Gray era arquiteta, designer de interiores e projetista de móveis. Seus trabalhos são associados ao International Style, uma corrente da arquitetura praticada na primeira metade do século XX. Até hoje ela segue sendo uma referência no ramo não só para mulheres, mas também para homens interessados no assunto. Conheça mais sobre o trabalho artístico de Eileen Gray com o Westwing.
Sua arquitetura sempre foi referência para os modernistas, com um pensamento completo da arquitetura, incluindo a criação de móveis que até hoje são ícones do design, como a Poltrona Bibendum (1926), a mesa auxiliar E1027 (1927) e sofá Montecarlo (1928), que foram relançados depois de um hiato de mais de 50 anos e hoje tem a licença mundial em nome de Aram Designs, e comercializadas pela marca ClassiCon. Inclusive, foi a 1ª designer a trabalhar com o aço tubular no mobiliário, no mesmo ano que Mies Van der Rohe e Marcel Breuer e muito antes de Le Corbusier.
Florence Knoll
Florence Knoll, arquiteta e designer de móveis, nasceu em 1917 nos EUA. Ficou órfã aos doze anos de idade e cresceu em Saginaw, Michigan. Calorosamente abraçada pela família Saarinen, Florence passava férias com eles, na Finlândia.
Com recomendações de Eliel Saarinen e Alvar Aalto, Florence passou a estudar com alguns dos maiores arquitetos do século 20.
Com base na sua formação em arquitetura, ela apresentou noções modernas de concepção abrangente para planejamento de escritório, espaço de planejamento e eficiência.
George Nelson
George Nelson foi um designer industrial americano e um dos fundadores do Modernismo Americano. Embora diretor de design da Herman Miller, Nelson e seu estúdio de design, George Nelson Associates, Inc., projetaram grande parte dos móveis modernistas mais emblemáticos do século XX.
Enquanto ocupava a cadeira de diretor de design na companhia de móveis Herman Miller, Nelson foi responsável pelo design de muitos dos móveis mais icônicos do séc. 20, como a Poltrona Coconut
Harry Bertoia
Bertoia foi um grande escultor, artista gráfico e designer de móveis e jóias. Conhecido principalmente por suas esculturas sonoras e a Diamond Chair, um dos ícones dos mobiliários do movimento moderno da década de 1950.
A fineza e requinte colocado em suas esculturas, mesas, cadeiras e sons fazem dele um dos mais famosos designers modernos do mundo.
Em 1950, mudou-se para a Pensilvânia, para estabelecer um estúdio, e trabalhar com Hans e Florence Knoll. Durante esse período, projetaram cinco peças que se tornoram conhecidas por Bertoia Collection for Knoll, ou simplesmente, Coleção Bertoia por Knoll. Entre essas peças está a Diamond Chair, conhecida no Brasil como Poltrona Diamante.
Isamu Noguchi
Isamu Noguchi era um artista e arquiteto paisagista japonês americano cuja carreira artística durou seis décadas, a partir dos anos 1920.
Também projetou o design de diversos palcos para produções da dançarina Martha Graham. Em 1947, começou a produzir, junto com George Nelson, Paul László e Charles Eames um catálogo com o que seria considerado o mais influente conjunto de produtos já produzidos, incluindo a Mesa de Centro Noguchi, que até hoje se mantém icônica. Apesar de ter falecido em 30 de dezembro de 1988, seu trabalho perdura até os dias atuais e parte de sua obra pode ser encontrada no Noguchi Museum, em Nova York.
Émile-Jacques
Émile-Jacques Ruhlmann, seus primeiros nomes muitas vezes vistos invertidos como Jacques-Émile, foi um renomado designer francês de móveis e interiores, sintetizando para muitos o glamour do estilo francês Art Deco dos anos 1910 e 1920.
Embora ele não tivesse treinamentos formais – e nunca fez pessoalmente uma peça – suas idéias e projetos se tornaram a pedra angular do estilo comumente conhecido hoje como Art Deco.
Le Corbusier
Le Corbusier é o sobrenome profissional de Charles Edouard Jeanneret-Gris, considerado a figura mais importante da arquitetura moderna. Estudou artes e ofícios em sua cidade natal, na Suíça, e depois estagiou por dois anos.
O design do Sofá Le Corbusier, por exemplo, foi desenvolvido e pensando principalmente em zelar o conforto e elegância, é uma referência no universo da decoração, sinônimo de estilo e sofisticação. Transmite um toque de modernidade para qualquer ambiente, assim como as cadeiras e poltronas Le Corbusier.
Todos os móveis desenvolvidos por ele trazem quadros de metal e assentos de couro, alguns estofamentos trazem couro de bezerro com cores neutras que trazem um ar de sofisticação e um design clássico que harmoniza com todos os estilos.
Marcel Breuer
Formou-se em Weimar (primeira sede da Bauhaus) em 1924 e passou a lecionar na escola até 1928 (quando esta já estava instalada em Dessau).
Enquanto professor da Bauhaus, realizou uma série de experimentações no design mobiliário. Foi aí que projetou e executou os primeiros protótipos da cadeira Wassily (cujo nome é uma homenagem ao colega Wassily Kandinsky, também professor). A Wassily é, hoje, uma das cadeiras de autor mais famosas do mundo.
Mies V D Rohe
Ludwig Mies van der Rohe foi um arquiteto alemão naturalizado americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier
Já identificado com as novas tendências da arquitetura, Mies é convidado a lecionar na escola vanguardista de design Bauhaus, fundada pelo seu colega – e crítico – Walter Gropius. Pertencem a este seu período algumas peças de mobília medieval, onde aplica antigas tecnologias artesanais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como a Cadeira Barcelona (e mesa) ou a Cadeira Brno.
Patrick Norguet
Patrick Norguet é fluente na escala do projeto e coloca sua experiência a serviço de fabricantes, editores de objetos, iluminação e móveis, enquanto desenvolve em 2014 o novo conceito de hotel com a rede Okko na França. Ele se torna uma figura emblemática do design francês.
Italiano, Alias, Arflex, Artemide, Cassina, Emu, Ethimo, vidro Italia, Kristalia, Lea Ceramica, Pedrali, vidro Italia, Padova e Tacchini foram rapidamente identificados e reconheceu o talento e a autoridade do designer, que acompanha a produção em parceiro real e pretende instalar as coleções a longo prazo.
Do desenho a ferramentas industriais à comunicação, Patrick Norguet dá a medida do lugar e da responsabilidade do designer como ator na transformação de serviços e estilos de vida.
Pierre Paulin
Pierre Paulin (1927 – 2009) é considerado um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX, especializado em design de mobiliário e interiores.
Seus mobiliários – cadeiras, poltronas e mesas – que o alçaram ao Olimpo dos designers mundiais.
Batizada com o nome da residência oficial da França, a linha Elysée empresta a dimensão complexa da escultura para as silhuetas do sofá, da poltrona e do banquinho. Respeitando o volume e o projeto original, as três peças ganharam neste ano novos materiais (aos quais Paulin não tinha acesso na época), como a espuma de poliuretano, para melhorar a durabilidade e o aconchego dos assentos.
Trabalhou como designer industrial e designer de interiores , criando vários best-sellers e numerosas famílias de produtos de grande sucesso comercial que lhe valeram o título de “Super campeão popular dos anos 2000” (Alberto Alessi), “King Midas do design”. (Cristina Morozzi), “O designer mais banal” (Eugenio Perazza). Ele colaborou com muitas empresas importantes, incluindo Alessi (de particular importância: a série “Girotondo” e “Mami”, “Il BagnoAlessi” e os famosos produtos de plástico, incluindo Lilliput, Magic Bunny e Merdolino), Magis (com série ” Bombo“,” Vanity “,” Primeiro “e” Paso Doble “), Amore Pacífico, Artsana, Bisazza, Cederroth, Débora, Elica, Ordem, Hannspree, Hanssem, Helit, Henkel, Honeywell, Inda, KDDI, Kokuyo, Laufen, Lavazza , LG Hausys, Maletti, Meglio, Miyakuto, Moooi, Nestlé, Nissan, NTT Docomo, Oras, Oregon Scientific, Famosos, Chumbo, Repetição, Samsung, Seiko, Shaf, Siemens, Esquecer, Sodastream, SPC, Star, Telecom Toto, 3M, Toto, tubos, Veneta Cucine, Vondom e ZTE, etc.
Verner Panton
Verner Panton (1926 – 1998) foi um dos mais notáveis talentos inovadores do século 20, em design e arquitetura. A concepção de suas obras é considerada brilhante. Este designer dinamarquês imaginou um futuro colorido e brilhante, sendo pioneiro na criação de móveis que contrariam a gravidade.
Tornou-se Expert em atribuir um tom lúdico a peças nascidas na “era pré-tecnológica”
Porém, apropriou-se da técnica de utilização do contra placado de madeira moldada, técnica aprendida com seu tutor Arne Jacobsen.
Ousou ao criar uma peça feita exclusivamente com este método e em uma única etapa, a famosa Cadeira “S”
Durante sua carreira, ele criou projetos inovadores e futuristas utilizando uma variedade de materiais disponíveis, principalmente plásticos, e em cores vibrantes.